Sabor por Região do Brasil – Pizza de Açai ?!?

Conheça abaixo os principais sabores regionais de pizza brasileira.

Pizza Boteco

A Pizza Boteco é regional do Brasil, já que em todos os estados do país os botecos são muito frequentados. Os ingredientes são linguicinha apimentada, mandioca cozida, molho de tomate, mussarela, cebola, azeitona e orégano.

Pizza Baiana

Conhecida entre os sabores regionais de pizza, a mistura de ingredientes tipicamente baianos é sucesso em todo o país. Afinal, em todas as partes do Brasil há fãs de temperos apimentados, como cebolinha verde, pimenta calabresa, molho de tomate, mussarela, cebola, orégano e azeitona.

Pizza Paulista

A homenagem pode ser para os moradores de São Paulo, mas a paixão é de todos os brasileiros. A Pizza Paulista normalmente vem com molho de tomate, queijo mussarela, calabresa, milho verde, orégano e azeitona. Algumas pizzarias podem inserir também palmito e ervilha.

Pizza Pantaneira

Típica da região do Pantanal, a Pantaneira faz parte dos sabores regionais de pizza como uma homenagem aos moradores da região. Ela é composta por molho de tomate, carne de sol, mussarela, cebolinha verde, creme de leite, cebola, orégano e azeitona.

Curiosidades sobre os sabores regionais

A região do Pantanal é repleta de sabores peculiares para pizzas. É possível pedir pizza de carne de jacaré com cheiro verde ou de filé de pacu com tomate. Os sabores regionais de pizza do Pantanal também incluem frango com pequi e carne seca com abóbora.

O litoral paranaense também é homenageado em forma de pizza, com seu tradicional prato, o barreado. O recheio, que cobre uma massa fina e crocante, é feito com carne cozida no modo barreado, banana, farinha de mandioca e pimenta de cheiro.

Se você não conhece, o barreado é um prato feito com carne cozida exaustivamente em panela de barro e a degustação é feita com os ingredientes citados acima.

No norte do Mato Grosso, em uma cidade de apenas 11 mil habitantes, denominada de Feliz Natal, os sabores regionais de pizza são representados pelo prato feito com cupuaçu, uma fruta típica da região Amazônica.

Em Passo Fundo, cidade do Rio Grande do Sul, temos uma peculiaridade: pizza de nastúrcio, um tipo de flor comestível. O sabor é adocicado, com aroma de flores.

Em Macapá tem pizza de açaí, que fica muito saboroso com banana, além de ser um poderoso energético natural.

Há vários outros sabores regionais de pizza, como de carne de bode, em Salvador. Ao viajar pelo Brasil, peça pizza e deguste as peculiaridades de nosso país!