8 curiosidades sobre a Pizza – Versão 5.8 Capítulo 10 :)

Depois de muitas postagens sobre curiosidades, ai vão mais algumas…

1- Os países que mais pedem pizza.

Segundo a mesma pesquisa, o ranking dos países que mais comem pizza fica em primeiro lugar os EUA, pois 95% dos americanos comem pizza regularmente. O segundo lugar fica conosco, os brasileiros consomem cerca de 1,7 milhões de pizzas no ano e para fechar o top 3 temos os franceses, estipulam que um francês come em média 5 quilos de pizza por ano. O ranking segue com a Itália em quarto e em quinto pela Austrália.

2- Marguerita é um sabor real.

A famosa pizza de margherita foi criada pelo também famoso pizzaiolo Raffaele Esposito – considerado o pai da pizza moderna.
No final do século XIX, Esposito foi incumbido de criar três versões originais de sabores de pizzas para a rainha Margherita de Sabóia e o rei Umberto I. Uma de suas pizzas foi inspirada nas cores da bandeira italiana (verde, branca e vermelha) – a de margherita. O verde é representado pelo manjericão, o branco pelo queijo e o vermelho pelo tomate.

3- Pizza mais cara do mundo.

Criada pelo famoso pizzaiolo Renato Viola, a pizza Luigi XII custa 8 mil euros ou 33 mil reais. Achou caro? Por seu tamanho, ela serve apenas duas pessoas, e sua base é praticamente de frutos do mar, como camarão vermelho, vários tipos de caviar e lagosta, além de uma farinha de trigo especial e outros ingredientes selecionados.

4- A maior pizza do mundo.

Os italianos entraram para o Guinness Book, famoso Livro dos Recordes, com a maior pizza já feita no mundo que levou o nome de Ottavia, homenagem ao primeiro imperador de Roma, Otávio Augusto. A pizza mede nada menos do que 40 metros de diâmetro, tem cerca de 25 toneladas e rendeu 5 mil pedaços!

Segue link do registro do récorde no Guinness BOOK

Português
Inglês

5- Um dia só para a pizza.

No dia 10 de julho de 1985 foi realizado um concurso em São Paulo, promovido pelo secretário de turismo da época, Caio Luis de Carvalho, que elegeu as 10 melhores pizzarias da cidade. A repercussão foi tão grande que o então secretário instituiu essa a data para comemorar o dia pelo Brasil.

6- “Acabar em pizza”.

A expressão “acabar em pizza” surgiu no Palmeiras, na década de 50. Um dia, houve uma grande discussão entre os diretores do clube, mas após a calorosa reunião, todos foram para uma pizzaria e deixaram a confusão para trás. A explicação foi dada pelo jornalista Eduardo Martins, autor do manual de redação do jornal O Estado de São Paulo.

7- Significado de Pizza.

A palavra “pizza” vem do latim picea, que designa o objeto torrado pelo fogo.

8- PAC-MAN e pizza.

A falta de uma fatia na pizza foi a inspiração para Tohru Iwatami, o designer de jogos da Namco no Japão em 1980, criar o clássico personagem dos games, o Pac-Man.