Como surgiram os sabores tradicionais de pizza

Considerados atualmente tradicionais nos cardápios de muitas pizzarias, alguns sabores de pizza contam com histórias curiosas e interessantes sobre sua origem.

E é nesse clima de gastronomia e história que preparamos um texto para que você descubra como surgiram os sabores tradicionais de pizza que conhecemos hoje. Confira e fique com água na boca!

Frango com Catupiry
A tradicional marca de requeijão, a Catupiry, reclama em seu site a origem desse famoso sabor de pizza aqui no Brasil. Lá consta que, em meados dos anos 70, um representante comercial de sua empresa sugeriu que uma das mais famosas pizzarias de São Paulo utilizasse esse delicioso requeijão em suas pizzas.

O dono da pizzaria gostou da ideia e uniu o sabor e cremosidade do Catupiry ao frango desfiado. Pronto! A partir daí a pizza de frango com Catupiry foi difundida entre as outras pizzarias do país, tornando-se presença obrigatória em qualquer cardápio de respeito.

Pepperoni
A pizza de pepperoni representa cerca de 35% das pizzas vendidas nos Estados Unidos e, no Brasil, vem ganhando cada vez mais fãs.

O pepperoni nada mais é do que uma versão americana do tradicional salame italiano, que chegou ao país juntamente com imigrantes no começo do século passado. Especula-se que tenha sido utilizado inicialmente como cobertura para pizza por volta de 1920, época de grande sucesso e ascensão dos açougues e pizzarias italianas nos Estados Unidos.

Portuguesa
O que se ouve é que a concepção de pizza portuguesa chegou ao Brasil com — adivinhem só — os portugueses, é claro. Isso porque ao chegarem aqui perceberam que não havia grandes pizzarias e, ao trabalharem nas padarias da época, utilizavam os ingredientes disponíveis para criarem sua versão de pizza.

E foi dos balcões das padarias que esse sabor de pizza ganhou apelo popular e hoje é um dos sabores mais pedidos em todas as pizzarias do Brasil.

Os portugueses, como não podia deixar de ser, ganharam uma homenagem especial com o nome ao sabor dessa maravilhosa pizza.

Marguerita
A pizza marguerita vem de um lugar muito especial, berço não só desse sabor, mas da pizza como a conhecemos hoje: a Itália.

E conta a história que, em meados de 1989, em uma visita da família real a Nápoles, um dos mais famosos pizzaiolos da região, Raffaele Esposito, criou um sabor de pizza para homenagear a rainha Margherita de Savóia, utilizando ingredientes que faziam referência às cores da bandeira italiana como o tomate, o queijo e o manjericão.

Pelo visto não foi só a rainha que aprovou o sabor, já que a marguerita é uma das pizzas mais conhecidas e consumidas mundo afora até os dias de hoje.

Com tanto tempo na estrada e tão consumida ao redor do mundo, certamente a pizza e os seus mais diversos sabores rendem boas histórias para quem se interessa pelo assunto.

E você, conhece a origem e a história de algum sabor de pizza? Deixe um comentário em nossa página e compartilhe as suas ideias conosco.