Professoras usam pizzas e bolos para ensinar frações

As aulas de matemática ficaram mais interessantes e saborosas. Com o objetivo de tornar o ensino de Fração mais dinâmico e divertido, professores levaram para a sala de aula, pizzas e bolos para os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental.

Inicialmente, as professoras fizeram um diagnóstico com suas turmas sobre o conhecimento dos alunos acerca do conteúdo e perceberam que a maioria já tinha noção dos conceitos de fração. Feito esse levantamento, decidiram aprofundar o estudo da divisão de fração, utilizando o caderno e algumas atividades escritas. Na aula seguinte, os alunos fizeram a demonstração das frações, utilizando pizzas e bolos feitos por eles mesmos.

A prática consistiu no seguinte: o aluno deveria retirar da pizza ou do bolo uma parte e fazer a associação da parte relativa ao todo. Cada estudante realizou uma demonstração e ao final houve degustação. Os alunos ainda tiveram que transcrever para seus cadernos os processos realizados.

“Esse conteúdo é sempre desafiante para nós professores, embora já tenha sido estudado por esses alunos em outros anos. Nesse trabalho, eles puderam vivenciar e dar significado aos conceitos construídos ao longo das aulas, além de experimentarem uma deliciosa maneira de aprender Matemática”, salienta uma das professoras Ana Júlia.